Por isso, acreditamos que a Inclusão Produtiva é uma estratégia fundamental para o combate à pobreza e desigualdade, dando às populações mais vulneráveis condições para que possam assumir, efetivamente, a plena cidadania e contribuir para aumentar a produtividade do país. A geração de trabalho e renda estáveis, duradouros e dignos para populações em situação de vulnerabilidade ajuda a facilitar a superação de situações crônicas e estruturais de exclusão social e econômica, tão presentes em nosso país.
Estratégias de formação e inserção no mundo do trabalho devem favorecer o “aprender a aprender”, a fim de que as possibilidades de permanência dos trabalhadores sejam duradouras.
Além disso, boas práticas de Inclusão Produtiva devem estar atentas aos temas de sustentabilidade ambiental e precisam levar em conta as transformações produzidas pela Indústria 4.0, que aponta para novos tipos de ocupações e demanda novas competências técnicas e socioemocionais.
Acima de tudo, a Inclusão Produtiva precisa ser um compromisso de todos os setores e atores da sociedade, para que seus impactos sejam altamente positivos e seus efeitos contribuam, também, para termos um país mais produtivo e próspero.
Nossas decisões de investimento são sempre realizadas com base em evidências. Além disso, monitoramos e avaliamos nossas ações para aprender, aprimorar e ganhar potência em nossa atuação, compartilhando esse conhecimento com as organizações por nós apoiadas.
Enxergamos, no acesso ao emprego decente e digno, uma importante forma de contribuir para a inclusão econômica de pessoas em vulnerabilidade e para o fortalecimento de empresas e setores do mercado nos quais são necessários talentos qualificados e preparados.
Investimos em organizações que formam pessoas com capacidades socioemocionais e técnicas para ingressar no mundo do trabalho e que as conectam com oportunidades concretas de empregos promissores.
Além disso, investimos em iniciativas que atuam em rede para favorecer o desenvolvimento de um ecossistema para a Inclusão Produtiva, olhando para as oportunidades do presente, mas também para as competências necessárias para o futuro do trabalho e do trabalhador.
Conscientes de que os desafios são complexos, buscamos estimular outros atores a estarem conosco nesta agenda, bem como fazer parte de alianças, redes e coalizões que somem esforços para fazer da Inclusão Produtiva um efetivo motor de mudança social em nosso país.
Além disso, esperamos gerar evidências relevantes a partir da sistematização dessas experiências, colaborando para que outros agentes possam se beneficiar dos aprendizados gerados.
Atuamos em parceria com diversos agentes da sociedade para viabilizar iniciativas que ampliem o potencial de crescimento de pequenos empreendedores de zonas periféricas urbanas, bem como de agricultores familiares e pequenos produtores no meio rural. Sempre atentos a soluções que ofereçam programas de jornada completa, combinamos treinamento, assessoria/mentoria e o acesso a novos mercados e ao capital para o micro e o pequeno empreendedor(a)/produtor(a)/agricultor(a).
Acreditamos que o fomento à inovação e o fortalecimento de economias locais resilientes, tanto no meio urbano quanto no rural, são aspectos fundamentais para combater as desigualdades, gerar emprego e renda e ajudar o país a crescer.
Além do apoio a iniciativas, para fortalecer o empreendedorismo no Brasil, esperamos gerar evidências relevantes a partir da sistematização dessas experiências, colaborando para que outros agentes possam se beneficiar dos aprendizados gerados.
Entendendo que, após a questão emergencial da saúde, o campo da Inclusão Produtiva seria também gravemente afetado pelas consequências da COVID-19, a Fundação Arymax selecionou iniciativas de apoio emergencial a empreendedores periféricos e rurais e de manutenção dos empregos. Foram elas: