en

Inclusão
Produtiva

É a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no mundo do trabalho, via empreendedorismo ou empregabilidade, para que possam gerar renda digna, ampliar seu poder de escolha, ganhar mais qualidade de vida e contribuir para aumentar a produtividade do país.

Apostamos no poder transformador do trabalho
para as pessoas e para a sociedade.

Por isso, acreditamos que a Inclusão Produtiva é uma estratégia fundamental para o combate à pobreza e desigualdade, dando às populações mais vulneráveis condições para que possam assumir, efetivamente, a plena cidadania e contribuir para aumentar a produtividade do país. A geração de trabalho e renda estáveis, duradouros e dignos para populações em situação de vulnerabilidade ajuda a facilitar a superação de situações crônicas e estruturais de exclusão social e econômica, tão presentes em nosso país.

Estratégias de formação e inserção no mundo do trabalho devem favorecer o “aprender a aprender”, a fim de que as possibilidades de permanência dos trabalhadores sejam duradouras.

Além disso, boas práticas de Inclusão Produtiva devem estar atentas aos temas de sustentabilidade ambiental e precisam levar em conta as transformações produzidas pela Indústria 4.0, que aponta para novos tipos de ocupações e demanda novas competências técnicas e socioemocionais.

Acima de tudo, a Inclusão Produtiva precisa ser um compromisso de todos os setores e atores da sociedade, para que seus impactos sejam altamente positivos e seus efeitos contribuam, também, para termos um país mais produtivo e próspero.

Estratégias
de atuação

Apoiamos iniciativas que ofereçam soluções inovadoras e inspiradoras para desafios atuais e futuros da agenda de Inclusão Produtiva no Brasil.

Nossas decisões de investimento são sempre realizadas com base em evidências. Além disso, monitoramos e avaliamos nossas ações para aprender, aprimorar e ganhar potência em nossa atuação, compartilhando esse conhecimento com as organizações por nós apoiadas.

Nosso olhar sobre a Inclusão Produtiva envolve dois aspectos:

Empregabilidade

Empreendedorismo

Enxergamos, no acesso ao emprego decente e digno, uma importante forma de contribuir para a inclusão econômica de pessoas em vulnerabilidade e para o fortalecimento de empresas e setores do mercado nos quais são necessários talentos qualificados e preparados.

Investimos em organizações que formam pessoas com capacidades socioemocionais e técnicas para ingressar no mundo do trabalho e que as conectam com oportunidades concretas de empregos promissores.

Além disso, investimos em iniciativas que atuam em rede para favorecer o desenvolvimento de um ecossistema para a Inclusão Produtiva, olhando para as oportunidades do presente, mas também para as competências necessárias para o futuro do trabalho e do trabalhador.

Conscientes de que os desafios são complexos, buscamos estimular outros atores a estarem conosco nesta agenda, bem como fazer parte de alianças, redes e coalizões que somem esforços para fazer da Inclusão Produtiva um efetivo motor de mudança social em nosso país.

Além disso, esperamos gerar evidências relevantes a partir da sistematização dessas experiências, colaborando para que outros agentes possam se beneficiar dos aprendizados gerados.

Atuamos em parceria com diversos agentes da sociedade para viabilizar iniciativas que ampliem o potencial de crescimento de pequenos empreendedores de zonas periféricas urbanas, bem como de agricultores familiares e pequenos produtores no meio rural. Sempre atentos a soluções que ofereçam programas de jornada completa, combinamos treinamento, assessoria/mentoria e o acesso a novos mercados e ao capital para o micro e o pequeno empreendedor(a)/produtor(a)/agricultor(a).

Acreditamos que o fomento à inovação e o fortalecimento de economias locais resilientes, tanto no meio urbano quanto no rural, são aspectos fundamentais para combater as desigualdades, gerar emprego e renda e ajudar o país a crescer.

Além do apoio a iniciativas, para fortalecer o empreendedorismo no Brasil, esperamos gerar evidências relevantes a partir da sistematização dessas experiências, colaborando para que outros agentes possam se beneficiar dos aprendizados gerados.

Nossa Teoria
de Mudança

FILANTROPIA ESTRATÉGICA PARA PROMOVER A INCLUSÃO
PRODUTIVA NO BRASIL

Fortalecemos quem já está fazendo para fazer muito mais.

A Aliança Empreendedora acredita que “Todos Podem Empreender” e tem como missão unir forças e viabilizar acessos para que pessoas e comunidades possam ser empreendedoras, gerando desenvolvimento econômico e social.
A Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ) é fruto da aliança entre múltiplos atores, de diferentes setores, que têm em comum o objetivo de abrir e fortalecer caminhos que impulsionam a geração de trabalho e renda para reduzir as desigualdades sociais no Brasil. A AIPÊ irá apoiar, por meio de editais, iniciativas que trabalham com empreendedorismo e empregabilidade em todo o território nacional.
Fruto de uma aliança entre A Banca, Artemisia e FGVCenn, oferece apoio a uma nova geração de empreendedores e empreendedoras de impacto social da periferia em diferentes territórios, com um programa de jornada completa de formação pessoal, capacitação para o negócio e investimento semente em pequenos empreendedores, contribuindo para sua sobrevivência e crescimento de seu negócio.
A Cátedra Itinerante de Inclusão Produtiva Rural, sob gestão e coordenação do Núcleo de Pesquisa e Análises sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade – Cebrap Sustentabilidade, é sediada por instituições de ensino e pesquisa de diferentes regiões do país durante um período determinado e sua atuação baseia-se em três dimensões: produção de conhecimento, fortalecimento de capacidades e incidência na sociedade civil e setor público.
A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil.
Organização que trabalha numa estratégia de apoio em jornada completa de cooperativas de pequenos produtores e agricultores familiares, por meio da ativação de um ecossistema de negócios comunitários rurais e florestais. Tem como foco o aumento da renda dos pequenos produtores e o fortalecimento da conservação dos ecossistemas naturais.
O Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo tem como missão ser um gerador de conhecimento, contribuindo para uma cultura capaz de impulsionar o ecossistema de empreendedorismo no país, tendo como um de seus focos de atuação o empreendedorismo social.
Afiliada à Generation: You Employed, organização beneficente norte-americana de educação para o emprego, a Generation Brasil busca apoiar jovens a construir carreiras sustentáveis e prósperas e fornecer aos empregadores uma rede de talentos altamente qualificados e motivados.
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o impacto de líderes de favelas de todo país. Sua missão e ações estão concentradas no enfrentamento e erradicação da pobreza nas favelas brasileiras, e através da educação, estimulam a autonomia dos cidadãos e a garantia de seus direitos.
Iniciativa global do J-PAL, a JOI Brasil (Jobs and Opportunity Initiative) visa identificar, fortalecer e avaliar programas inovadores que respondam aos desafios atuais da inclusão produtiva. A iniciativa irá financiar pesquisas rigorosas, abordando os desafios mais urgentes do mercado de trabalho e disseminar esse conhecimento para governos, setor privado e sociedade civil no Brasil e no mundo, para, com isso, melhorar a qualidade dos programas e políticas de trabalho e afetar positivamente a vida de muitos brasileiros e brasileiras.
Movimento global criado em 2018 e liderado pelo Aspen Institute, que atua em diversos países com o objetivo de impulsionar a vida de milhões de jovens por meio da Inclusão Produtiva. No Brasil, tem como propósito promover a Inclusão Produtiva de 760 mil jovens-potência em situação de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo até 2030. A Fundação Arymax integra o comitê gestor-fundador da iniciativa no país.
O MODELA nasce com o propósito de gerar impacto positivo para negócios de moda da Zona Leste de São Paulo, construindo cenários de oportunidade para micro e pequenos empreendedores.
Organização que atua na causa da juventude ao lado de diversos parceiros públicos e privados, organizações da sociedade civil, universidades, centros de pesquisa, entre outras instituições parceiras, construindo uma base de conhecimento coletivo e de alto impacto. Em conjunto com a Nesst, a Arymax coinveste no negócio social IAÊ - Instituto Aliança Empregos, na promoção de um braço comercial do Instituto Aliança para a inserção de jovens em vulnerabilidade econômica no mundo do trabalho.
Organização que tem como foco criar oportunidades reais para que jovens da rede pública de ensino desenvolvam competências e habilidades, a fim de traçar um projeto de vida concreto e sustentável, e tenham acesso às suas primeiras oportunidades de trabalho e estudo.
A {reprograma} é uma iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres cis e trans que não têm recursos e/ou oportunidades para aprender a programar.
Iniciativa que envolve 6 países Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, França e Reino Unido e que busca compreender de forma abrangente a economia dos cuidados, marcada por sua fragmentação e escassa coordenação, de modo a identificar as distintas políticas e regulações que dão forma ao trabalho de cuidado e à sua oferta, em diferentes níveis de governança.

Apoio emergencial COVID-19

Entendendo que, após a questão emergencial da saúde, o campo da Inclusão Produtiva seria também gravemente afetado pelas consequências da COVID-19, a Fundação Arymax selecionou iniciativas de apoio emergencial a empreendedores periféricos e rurais e de manutenção dos empregos. Foram elas:

A Ação da Cidadania intensificou sua atuação de distribuição de alimentos por todo o país para levar dignidade às famílias atingidas pela pandemia.
Campanha nacional de arrecadação de fundos para ações emergenciais de enfrentamento à fome, miséria e violência na pandemia de COVID-19 em 2021
Movimento voluntário da sociedade brasileira, sem envolvimento político, para fortalecer o combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
Campanha de arrecadação para a compra de cestas básicas que serão entregues a famílias em situação de extrema pobreza, usuárias dos serviços da instituição.
Atuando desde 1992, o Ten Yad ampliou sua atuação mesmo com as restrições provocadas pela pandemia, buscando honrar sua história e manter sua missão de combater a fome e resgatar a dignidade humana.
Apoio a empreendedores rurais para acesso a novos mercados e recuperação econômica causada pela pandemia.
Fundo que oferece apoio de gestão e crédito a juro zero para empreendedores urbanos que atuam nas periferias ou com públicos vulneráveis.
Fundo de apoio a empreendedores periféricos e afroempreendedores de 8 estados do Brasil.
Apoio financeiro e capacitação profissional a pequenos empreendedores para a retomada dos seus negócios e manutenção dos empregos associados.
Financiamento coletivo para iniciativas de geração de renda e assistência social nas periferias de todo o Brasil. A iniciativa também vai oferecer consultoria aos projetos selecionados em suas campanhas futuras de arrecadação.

Depoimentos

Tudo o que fazemos é para fazer uma real diferença.

Gabriela Paranhos

Generation Brasil

“ (…) A Fundação Arymax estava definindo o seu novo escopo de atuação e sempre tivemos trocas super interessantes, que acabaram culminando em nossa parceria. A problemática da Inclusão Produtiva é tão grande, tão enraizada em nossa sociedade, que tem muito espaço pra pensar em novas intervenções para ter, de fato, um impacto em escala.”

Alini Dal’Magro

Instituto PROA

“Desde 2007 o Instituto PROA tem o compromisso de criar oportunidades de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, atuando junto com investidores, empresas e escolas da rede pública na inclusão de jovens na cadeia produtiva de trabalho, criando assim um círculo virtuoso de geração de renda para o jovem e suas famílias. A parceria com a Fundação Arymax, nos fortalece e nos faz chegar ainda mais longe, promovendo a transformação na vida de milhares de jovens.”

Renata Truzzi

NESsT

“De extrema importância, o posicionamento da Fundação Arymax de investir na Inclusão Produtiva vai ao encontro da missão da NESsT de investir em negócios de impacto, que estejam gerando emprego digno e trabalhando para ampliar a empregabilidade. (…) Nesse contexto, a NESsT e a Fundação Arymax decidiram coinvestir no negócio social IAÊ – Instituto Aliança Empregos.”

Azor Barros

Estímulo 2020

“A Fundação Arymax é apoiadora do Estímulo 2020, e acho que apoiadora é a melhor palavra. A Arymax não só provê recursos, como participou de forma integral da formação do Estímulo. (…) Contar com toda a ajuda e a expertise da Arymax foi fundamental para a gente.”

DJ Bola

ANIP

“O apoio financeiro para o programa ANIP representa uma parceria no sentido de uma mudança sistêmica do investimento social privado, em que a Arymax leva adiante o compromisso de se articular, também, com outras fundações, para que elas olhem para a periferia como potência, um lugar que dá pra ser investido e dá pra ter muito impacto.”

Gabriela Bighetti

United Way Brasil GOYN

“O grande objetivo do GOYN é trabalhar para gerar oportunidades para 756 mil jovens na cidade de São Paulo, em 10 anos, através de soluções que sejam cocriadas pelas instituições. São construções coletivas, que mudem de maneira sistêmica e sustentável a questão de geração de oportunidades ou de Inclusão Produtiva de jovens na cidade de São Paulo e que sejam baseadas em evidências. Essa é uma premissa muito grande do GOYN, assim como eu sei que é da Arymax também. ”

Arilson Favareto

CEBRAP

“O Cebrap e a Fundação Arymax são parceiros no projeto ‘Cátedra Itinerante sobre Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano’, cujo objetivo é formar capacidades em instituições de pesquisa nas regiões marcadas por exclusão e melhorar o nível do conhecimento disponível à sociedade sobre este tema. A Arymax já vinha se destacando pelo diagnóstico inovador que produziu sobre inclusão produtiva e pela rede de organizações que vem mobilizando. Esse perfil de atuação qualifica o tratamento do problema e aumenta muito a capacidade de se buscar soluções inovadoras e de amplo alcance.”

BrazilLab

“O BrazilLAB é o primeiro hub de inovação que conecta empreendedores a governosNa Força Tarefa COVID-19, o BrazilLAB capacita e escala, com o apoio da Fundação Arymax, startups que oferecem soluções de inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social através de empreendedorismo e geração de trabalho. A partir da atuação desses empreendedores e de sua conexão com políticas públicas, milhões de pessoas podem ser impactadas em todo Brasil.”

Mariana Almeida

Fundação Tide Setubal

“A pandemia da COVID-19 exigiu de nós um movimento rápido e coletivo, traduzido no Matchfunding Enfrente, ação de apoio e doação para comunidades de todo o Brasil. Desde o primeiro momento, a Arymax esteve ao nosso lado, com um olhar voltado para a inclusão produtiva, elemento fundamental para o enfrentamento às desigualdades.”

Edgard Barki

FGVCeen

“A Fundação Arymax está apoiando a pesquisa “Negócios de Impacto como Impulsionadores de Sociedades mais Inclusivas e Inovadoras” realizada pelo FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios), cujo objetivo é entender como os negócios de impacto empreendem, inovam e escalam seus negócios A pesquisa é realizada em parceria com a SEFORIS – Social Entrepreneurship as a Force for more Inclusive and Innovative Societies – um projeto de pesquisa internacional multidisciplinar, que tem como objetivo investigar o potencial das organizações sociais em diversos países do mundo.”

Coalizão ÉDITODOS

“Inclusão Produtiva para incluir pessoas em vulnerabilidade econômica – como os afrodescendentes – no mundo do trabalho é uma das frentes de atuação da coalizão ÉDITODOS. Temos muito orgulho e nos sentimos honrados pela parceria com a Fundação Arymax, que além de nos apoiar financeiramente, é uma referência de impulsionamento de trabalho e renda nas comunidades brasileiras.”

Carina Pimenta

Conexsus

“A Conexsus olha para os empreendimentos rurais e florestais, ajudando em 3 eixos que consideramos fundamentais: (i) ajudá-los a se enxergarem como negócios, porque eles vêm de uma história em que são produtores, então é um salto ter uma visão de mercado e operar nessa lógica; (ii) conectá-los com os mercados, porque justamente por não operarem como negócios, eles têm essa dificuldade de enxergar mais adiante nas potencialidades e oportunidades; e (iii) o que chamamos de investimento híbrido: uma mistura de filantropia de resultado com financiamentos e estruturas de participação.”

Maure Pessanha

Fundo Volta Por Cima

“A Arymax foi um dos primeiros parceiros a falar “eu acredito na ideia”. E não só confiou no nosso trabalho: além de ter sido a primeira a apostar, trouxe e influenciou vários outros parceiros. Inclusive, um deles resolveu financiar, não só o projeto, mas também as operações da Artemísia, d’A Banca e do Banco Pérola.”

Maure Pessanha

JÁ É

“(…) De uma forma ou de outra, a forma de fazer negócios mudou. E como nós poderíamos ajudar afroempreendedores, empreendedores de territórios vulneráveis ou imigrantes refugiados a digitalizar seus negócios para facilitar sua gestão e ter mais produtividade? O JÁ É nasceu com esse desejo e a Arymax fez a ponte com o Instituto Accenture, que se tornou um dos parceiros estratégicos.”

Paula Pedro

J-PAL

“Políticas públicas precisam ser informadas por evidências. Viabilizar tal arranjo envolve a construção de espaços de diálogo entre gestores públicos, acadêmicos, financiadores e organizações multilaterais. A JOI Brasil surge para criar efetivamente esse ambiente de troca, por meio da estrutura robusta desenvolvida ao longo de mais de dez anos pelo J-PAL”.