en

Somos uma fundação construída sobre a tradição e comprometida com a transformação.

Em 1990, Max Feffer e seu pai, Leon, criaram a Fundação Arymax, com o objetivo de organizar as atividades filantrópicas da família, que já apoiava diversos projetos e organizações sociais e culturais dentro e fora da comunidade judaica.

O nome foi criado a partir da junção de Ary, do hebraico “aryeh”, que significa “leão”, referência ao patriarca Leon, e o nome de seu filho, Max Feffer (1926-2001), apontando a solidariedade como um valor familiar a ser passado de geração em geração.

O espírito empreendedor de Leon Feffer, aliado ao seu vínculo com a comunidade judaica e sempre acompanhado da força e da sensibilidade de sua companheira, Antonietta, marcaram, também, a identidade da Fundação Arymax ao longo de sua história.

Com uma trajetória pautada por valores sólidos que transpassam gerações e persistem até os dias de hoje, ao longo dos anos, a Fundação Arymax ampliou seu escopo de atuação para toda a sociedade brasileira e, a partir de 2010, passou a dedicar sua expertise e capital na promoção da inovação social e formação de lideranças jovens.

Em 2015, iniciou-se um longo e rigoroso processo de reflexão e estudo, em busca de um novo posicionamento baseado no uso de evidências, atendendo a uma demanda do Conselho, composto por membros da terceira e quarta gerações da família. O estudo envolveu especialistas brasileiros e internacionais e culminou, em 2019, na escolha de uma nova causa: Inclusão Produtiva.

Ver mais

Mantendo vivo o legado de seus fundadores, Leon e Max Feffer a Fundação Arymax continua a apoiar projetos e instituições da comunidade judaica.

Acreditamos que nenhum problema pode ser resolvido sozinho. Por isso, fortalecemos e valorizamos parcerias com outras organizações, dividindo nosso caminho com todos aqueles que compartilham o sonho de construir um mundo mais justo.

Nosso símbolo

Uma nova marca que simboliza nossa história e nossa força para fazer acontecer hoje e amanhã..

Para celebrar um novo momento, desenvolvemos uma marca que representa tudo o que sempre fez e nos faz seguir trabalhando para transformar a vida do maior número de pessoas. Partindo de um elemento tão representativo da natureza, a árvore, simboliza nossos mais de 30 anos de maturidade e solidez que seguem gerando frutos para toda a sociedade. Já suas linhas representam tanto as quatro gerações da família como a nossa visão estratégica e estruturada.

Com ciência e excelência, ação gera transformação

Nossos
Princípios

Ver

Nosso
Manifesto

Ver

Nosso Manifesto

Nosso compromisso de servir
ao país vai além do aqui e agora.

São valores
Que atravessam gerações.
Que honram nossa história.
Que fazem do trabalho e da colaboração
o caminho para a transformação.

São alianças
Que mobilizam pessoas e sonhos.
Que unem talentos e ideias.
Que somam palavras e ações
e multiplicam resultados.

É a excelência
Que nos leva sempre além.
Que nos faz buscar o novo.
Que catalisa ações de impacto
para toda a sociedade.

É a visão
Que vem com conhecimento e inteligência.
Que transforma o mundo
com estratégia e profundidade.
Com verdade e de verdade.

Reescrever o futuro todos os dias
faz parte da nossa história.
E nossa história é feita de fazer acontecer.

Trabalhamos com excelência, energia e afinco para fazer sempre mais e melhor. Acreditamos que a perfeição está no compromisso em garantir que cada tomada de decisão seja feita da forma mais estratégica e inteligente possível.

Cultivamos a integridade, a transparência e as relações próximas e duradouras entre nós e com outros indivíduos e organizações. Respeitamos e valorizamos suas perspectivas e histórias e sempre buscamos aprender com eles.

Sabemos que com o trabalho em conjunto chegamos mais longe. Por isso, trabalhamos em equipe e de forma integrada para construir alianças e articular uma rede sólida e harmônica, rica em trocas e confiança.

Acreditamos que só com conhecimento e ciência é possível uma transformação efetiva e profunda na sociedade. Nosso compromisso é trabalhar sempre com base em evidências.

Sempre atentos aos movimentos do mundo, somos entusiastas da inovação, inquietos e curiosos. Buscamos, a cada dia, oportunidades de obter novos aprendizados e descobertas, sem medo daquilo que nos é desconhecido.

Nosso compromisso é servir ao país e focar naquilo que é, de fato, relevante à sociedade buscando soluções que geram transformação e impacto real e significativo ao maior número de pessoas possível.

Nossa história

Estratégia para direcionar. Força para fazer acontecer.

1990

Max Feffer e seu pai, Leon, fundador do Grupo Suzano, criam a Fundação Arymax para organizar as atividades filantrópicas da família.

Saiba mais sobre a trajetória da família

2001

A Fundação chega ao século XXI liderada pela terceira geração da família e amplia seu apoio à comunidade em geral, priorizando projetos na área de educação.

2005

É desenvolvido um planejamento estratégico com o objetivo de aprimorar o foco de investimento da Fundação Arymax na Comunidade Judaica.

2006

Início do Programa Arymax de Bolsas de Estudo, em parceria com a Unibes, com foco na comunidade judaica. O período de 2006 a 2009 também é marcado pelo apoio à compra de terreno e posterior construção de uma nova sede da Comunidade Shalom.

2007

Após uma consultoria com foco em estruturação, é contratado o primeiro superintendente com dedicação exclusiva à Fundação, dando início a uma nova etapa da Arymax.

2010

Por meio de uma consultoria indicada pela Synergos, novas áreas são escolhidas para o investimento filantrópico: Educação e Liderança Jovem. Também é criado o Programa Jovens Talentos Arymax que, entre 2010 e 2018, impulsionou 95 jovens com atitude empreendedora a transformar a sociedade brasileira.

2012

O Desafio de Ativismo Comunitário Arymax, inspirado no desafio global “Design for Change”, convida jovens de Ensino Médio de escolas públicas e privadas de São Paulo para a criação de projetos que resolvessem problemas sociais. De 2012 a 2017, mais de 300 jovens foram impactados, e os autores dos projetos selecionados receberam mentoria, ferramentas práticas e um prêmio em dinheiro para o desenvolvimento de suas soluções.

2012

A Congregação Beth-El, com foco no judaísmo mais plural, tem sua nova sede inaugurada, com o apoio da Arymax. O Colégio Bialik é transferido para o Clube Hebraica, passando a se chamar Escola Alef, tendo apoio da Arymax na construção de sua nova sede. De 2012 a 2016, a Fundação também participa da criação e lançamento do Programa Fundo de Bolsas, que une diversos programas de doações de bolsas de estudo em escolas da Comunidade Judaica.

2014

Início da participação da quarta geração da família na Arymax.

2015

É lançado o Concurso de Projetos, que contou com 4 edições anuais. Foram selecionados mais de 30 projetos que visavam impacto social direto em uma comunidade, em áreas como educação, formação profissional e sustentabilidade. Jovens entre 20 e 35 anos receberam apoio para viabilizar suas ideias, além de investimento semente e mentoria durante um ano.

2016

É lançado o Centro de Liderança e Inovação (CLI), cofundado pela Fundação Arymax e Insper, visando a formação de novas lideranças políticas, empresariais e intelectuais no Brasil e no mundo.

2017

Apoio na fusão da Escola Alef com o Colégio I. L. Peretz, dando origem a Escola Alef Peretz.

2018

Utilizando a abordagem do Effective Altruism, as consultorias Founders Pledge e PAF (Philanthropy Advisory Fellowship) trabalham com a Arymax para identificar 2 a 3 áreas/causas relevantes para o desenvolvimento do Brasil. Após uma análise de 19 áreas, a causa da Inclusão Produtiva foi escolhida como foco de investimento.

2019

Levantamento de evidências para a definição de novas estratégias da Fundação Arymax para a próxima década, que culminou na definição de 3 áreas de investimento: Comunidade Judaica, Inclusão Produtiva e Fortalecimento do Campo Institucional. Em parceria com o Fundo Pranay, foi lançada a publicação “Inclusão Produtiva no Brasil – Evidências para impulsionar oportunidades de trabalho e renda”.

No mesmo ano, é inaugurado o Museu Judaico de São Paulo, com apoio da Arymax.

2020

Início dos investimentos em Inclusão Produtiva e Fortalecimento do Campo Institucional. Lançamento do Programa Yala, de fortalecimento institucional para organizações da Comunidade Judaica de São Paulo, realizado em parceria com o Instituto Samuel Klein.

Lançamento do novo Estudo "O Futuro da Inclusão Produtiva no Brasil: da emergência social aos caminhos pós-pandemia".

Para fazer as escolhas certas, escolhemos olhar para o que realmente faz a diferença.

Definimos algumas premissas para selecionar as iniciativas que apoiamos, sempre baseados em evidências e no que a sociedade realmente precisa. Seja qual for a iniciativa, mantemos o monitoramento e a avaliação constante de nossas ações para aprender, aprimorar e ganhar potência.

A Arymax apoia:

Iniciativas nas quais reconhecemos efetivo potencial de impacto positivo.

Soluções relevantes que nos permitam produzir conhecimento e subsidiem o campo social com boas evidências.

Iniciativas que possam prosperar, ganhar escala e alcançar grandes populações

Redes, alianças e coalizões nas quais possamos nos inserir, fomentando relações de cooperação e sinergia no ecossistema.

Iniciativas lideradas por atores da sociedade civil com experiências e saberes acumulados que já atuam no campo social.

Organizações cujas práticas priorizem a responsabilidade e o compromisso com a verdade, que expressem seus princípios com clareza e ajam de acordo com eles.

Soluções inovadoras e inspiradoras para desafios atuais e futuros das agendas em que atuamos.

Organizações que sejam estruturadas e tenham planejamento de modo a garantir a sua longevidade e relevância.

Iniciativas que possam funcionar como efeito demonstrativo para outros atores.

Organizações que, por sua excelência reconhecida, consigam influenciar, mobilizar e aglutinar outros parceiros e referências relevantes e influentes.

Nossa Equipe

Proximidade, respeito e colaboração. Entre nós e com todos que nos ajudam a fazer acontecer.

Vivianne Naigeborin

Superintendente

Atuou por muitos anos em cargos de liderança em organizações globais como Potencia Ventures e Ashoka Empreendedores Sociais. Autora e coautora de 4 publicações sobre empreendedorismo social e negócios de impacto. Formada em Odontologia pela USP, é Yale World Fellow pela Universidade de Yale, membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann e conselheira de diversas organizações da sociedade civil.

Natália Di Ciero Leme

Parcerias Estratégicas e Programas

Atua há 10 anos no setor de impacto social, com passagem por empresas, institutos e fundações como a TV Globo, o Instituto Synergos (EUA) e o Instituto Humanize. É formada em Relações Públicas pela UNESP e pós-graduada em Administração Empresarial e Sustentabilidade pela FIA, além de ser mestre em Global Affairs pela New York University (NYU).

Leonardo Chaim Couto

Programas / Operações e Finanças

Acumula mais de 7 anos de experiência em organizações da sociedade civil como responsável por programas e projetos. É formado em Psicologia pelo Mackenzie e pós-graduado em Gestão de Negócios e Projetos pela FIA.

Matheus Magalhães da Silva

Programas e Parcerias

Técnico em Administração com passagem pela administração pública direta e autarquias, foi líder de empresa júnior e atuou como estagiário de ONG do ramo ambiental.

Amanda Bontempi

Programas e Parcerias

Formada em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC, acumula experiências profissionais em consultoria, pesquisa e avaliação de impacto social e gestão de projetos de conhecimento voltados à inovação socioambiental. Já atuou em empresas públicas e privadas, e desde 2020 atua no terceiro setor.

Inscreva-se

para receber nossas novidades/p>