A FUNDAÇÃO

Criada em 1990, a Fundação ARYMAX é uma entidade sem fins lucrativos que mobiliza recursos privados para o desenvolvimento e fortalecimento de pessoas, iniciativas e organizações da sociedade brasileira. Ao longo de quase três décadas, a Fundação já apoiou mais de 200 organizações, contribuindo efetivamente para a consolidação de projetos no Brasil. Desde 2010, a organização também investe em programas próprios que impulsionam jovens a realizarem transformações na sociedade.

NOSSA HISTÓRIA

Hospital Israelita Albert Einstein

Fundador do Grupo Suzano, Leon Feffer (1902-1999) sempre conciliou sua atuação como empresário e filantropo, destinando seu tempo e expertise a diversos projetos dentro e fora da comunidade judaica. Seu desejo por contribuir com a melhoria da sociedade levou à criação da Fundação ARYMAX, em 1990.

O nome foi criado a partir da junção de – Ary, do hebraico “aryeh”, que significa “leão” –, referência ao patriarca Leon, e o nome de seu filho, Max Feffer (1926-2001), apontando a solidariedade como um valor familiar a ser passado de geração em geração.

O papel de Leon no apoio à educação, cultura, religião, saúde e assistência social confunde-se com sua história ao lado da esposa Antonietta Feffer (1906 - 1995). A educação e o intercâmbio produtivo entre judeus e o Brasil sempre esteve entre os principais interesses da família.

Max, Antonietta e Leon Feffer Por isso engajou-se na criação do Centro Cultural Brasil- Israel de São Paulo (mais tarde, Centro de Cultura Judaica
– CCJ e hoje, UNIBES Cultural), da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, do Centro de Estudos Judaicos da
USP e da Confederação Israelita do Brasil (Conib), além de ter participado da fundação da Hebraica, maior clube do gênero no mundo, e do Hospital Albert Einstein, de excelência reconhecida internacionalmente.

Ao lado do pai na empresa e nas causas sociais, Max Feffer somava a essas atividades sua paixão pela cultura, especialmente pela música – da qual foi um estudioso, chegando a ser compositor. Foi secretário de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

A Fundação chega ao século XXI encabeçada pela terceira geração da família, com David, Daniel, Jorge e Ruben Feffer. Atualmente, membros da quarta geração da família já estão se envolvendo e atuando significativamente na definição das novas estratégias a serem adotadas. De acordo com a crença de Leon, segundo a qual a liderança deve ser desenvolvida, a ARYMAX segue com o propósito de apoiar iniciativas e desenvolver a liderança.